Santos, Maria da Conceição Chará dos2014-04-112014-04-112014-03http://hdl.handle.net/10400.26/6191As perturbações intelectuais, por estarem associadas a várias problemáticas, constituem uma característica frequente entre os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Apresenta-se, neste estudo, uma revisão da literatura científica sobre as perturbações intelectuais, nomeadamente a definição, etiologia, relação com as NEE, diagnóstico, avaliação e intervenção. Apresentam-se, ainda, algumas ideias mais relevantes de alguns autores acerca do conceito de ativação do desenvolvimento psicológico. Propõe-se que a intervenção direcionada para estes alunos na escola se realize através de atividades artesanais adaptadas ao processo de ensino/aprendizagem de alunos com NEE, de forma a melhorar a sua autoestima, assim como a sua orientação profissional, e ainda a sua integração na sociedade e no mercado de trabalho. Relativamente ao tema “A importância da atividade artesanal no desenvolvimento de alunos com perturbações intelectuais”, pretendeu-se conhecer a opinião dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico. Através de um inquérito por questionário, foram recolhidas opiniões, que foram tratadas, analisadas e divulgadas no presente estudo. No âmbito da temática em estudo apresenta-se a planificação de uma oficina de formação para professores de Educação Especial que engloba algumas atividades artesanais possíveis de concretizar nas escolas e que poderão facilitar o desenvolvimento de alunos com perturbações intelectuais.porNecessidades educativas especiaisArtesanatoIntegração escolarIntegração profissionalA importância da atividade artesanal no desenvolvimento de alunos com perturbações intelectuaismaster thesis201198509