Casaca, JoaquimGonçalves, Ana Rita2016-02-222016-02-222015-11http://hdl.handle.net/10400.26/11424A moda é uma das indústrias com mais impacto ambiental e social negativos, pelo que é imperativo mudar de paradigma rumo à sustentabilidade. O objetivo desta dissertação é entender as relações complexas entre comportamento do consumidor, sustentabilidade e experiência do consumidor, no campo da moda sustentável, para compreender que fatores influenciam a intenção de compra. Efetuou-se um inquérito por questionário destribuído online com um processo de amostragem por conveniência. Considerando a utilização de um modelo de equações estruturais, primeiro efetuou-se uma análise fatorial confirmatória e em seguida procedeu-se à análise do modelo estrutural. A investigação revela que o conhecimento e a preocupação/interesse relativamente à moda sustentável têm uma influência positiva no comportamento sustentável e que, por sua vez, este influencia a intenção de compra de moda sustentável. O conhecimento sobre moda sustentável, a interação com os empregados e o ambiente das lojas influenciam a brand experience das marcas de moda sustentável. A interação com os empregados influencia ainda a intenção de compra de moda sustentável. Estes resultados são importantes para a teoria e para a prática, podendo ser relevantes para investigadores da área do comportamento do consumidor, do marketing experiencial / brand experience e também para empresas e designers.porMarketingDesenvolvimento sustentávelModaConsumoComportamento do consumidorMarketing experiencialBrand experienceIntenção de compraModa sustentável e marketing experiencial: fatores que influenciam a intenção de compramaster thesis201047772