Carvalho, HelenaSerra, André2019-08-022019-08-022019-01-25http://hdl.handle.net/10400.26/29463Pretende-se, com este trabalho, estudar a importância da utilização do Método Suzuki na aprendizagem e desempenho dos alunos em iniciação aos instrumentos Viola d´Arco e Violino. Para tal desiderato selecionaram-se contextos e professores utilizadores do Método Suzuki, tendo sido entrevistados 8 professores, aplicados questionários a 30 professores, realizada observação participante em 2 escolas num total de 21 observações. Dos resultados apurou-se que o Método Suzuki fundamenta-se na aprendizagem por imitação e memorização musical com base na trilogia professor-aluno-pais, sendo que o professor assume o papel de modelo e exemplo, que os pais sustentam e prolongam, no trabalho que desenvolvem em casa com os filhos, auxiliando-os na sua prática individual. Por conseguinte, o Método Suzuki influencia o processo de ensino e de aprendizagem, determinando bons resultados dos alunos, sendo evidente uma evolução técnica e musical muito rápida, em pouco tempo conseguem tocar repertórios avançados demonstrando possuir capacidades técnicas, auditivas e de memorização bastante elevadas.porMétodo SuzukiPrática de ensino supervisionadaPortefólioProcesso ensino e aprendizagemEnsino artístico especializado de músicaPlanificaçãoAvaliaçãoReflexãoA utilização do método Suzuki e o desempenho em alunos de viola d´arco e violinomaster thesis202269450