Ribeiro, VascoSimão , Patricia2024-05-072024-05-072023-07-11http://hdl.handle.net/10400.26/50778O Turismo em Portugal é, na atualidade, um dos principais setores de proveito para a economia nacional. É um destino cada vez mais diversificado, tendo uma grande ligação à cultura, ao mar e à história portuguesa. Para além disso, este estudo foca-se essencialmente no setor hoteleiro, um setor que basicamente serve para prestar serviços. Desta forma, a presente dissertação apresenta uma investigação acerca da ética e sustentabilidade no employer branding aplicado na hotelaria, no qual se pretende correlacionar estes temas bastante atuais e pouco explorados. Uma vez que vivemos numa Era Digital é importante criar novas formas de inovar os produtos e serviços, de modo a satisfazer as necessidades das novas gerações e segmentos de mercado de trabalho, principalmente na área do turismo e na hotelaria, sendo a ferramenta do “employer branding (EB)” crucial para que as organizações deste mesmo setor tenham uma marca empregadora mais atrativa e apelativa, de forma que a comunicação tanto interna como externa seja fundamental, e, para tal é necessário encontrar novas formas para conseguir comunicar com estas gerações, nomeadamente através da inovação ecológica. A ética e a responsabilidade social ao nível da sustentabilidade têm vindo a ganhar cada vez mais notoriedade, essencialmente neste setor, na medida em que haja uma progressão de um turismo mais sustentável focado na inovação verde. É relevante que as organizações ganhem vantagens competitivas perante a concorrência, obtendo sucesso organizacional mediante estas estratégias. Assim sendo, este estudo visa explorar a investigação destes conceitos que têm crescido consideravelmente, sobretudo na área do turismo e na hotelaria, como forma de compreender melhor como o setor hoteleiro pode melhorar e desenvolver ferramentas estratégicas para obter sucesso organizacional e captar os melhores talentos.porTurismo em PortugalHotelaria em PortugalÉticaSustentabilidadeEmployer BrandingÉtica e Sustentabilidade no Employer Branding na Hospitalidademaster thesis