Antunes, VictorAntunes, Ana LuísaCabrita, Tiago Miguel Andrade2025-02-132025-02-132024-12http://hdl.handle.net/10400.26/54415Nos últimos anos a indústria automóvel tem sofrido uma revolução relativamente ao conceito de mobilidade. O aumento da consciência ambiental e a crescente necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis deram origem aos veículos elétricos como uma solução promissora. Nesse contexto, a criação de Battery Management System (BMS) desempenha um papel crucial no avanço da transição para a eletrificação da mobilidade. Os sistemas BMS desempenham um papel crucial na gestão e monitorização das baterias, garantindo a segurança e assegurando uma utilização correta da bateria, o que contribui para aumentar o tempo de vida útil das mesmas. Esta tese tem como foco explorar a crescente importância de um sistema de gestão de baterias para veículos elétricos, enfatizando o seu valor tanto no mercado como no desenvolvimento tecnológico e na preservação ambiental. Especificamente, centra-se no desenvolvimento e programação da nova versão do sistema BMS do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Além disso, é analisada a aplicação do Protocolo Manchester nas comunicações por infravermelhos com o propósito de aumentar a velocidade de comunicação entre os componentes do BMS.In recent years, the automotive industry has undergone a revolution regarding the concept of mobility. The increased environmental awareness and the growing need to reduce dependence on fossil fuels have led to electric vehicles as a promising solution. In this context, the creation of Battery Management Systems (BMS) plays a crucial role in advancing the transition to the electrification of mobility. BMS systems play a key role in managing and monitoring batteries, ensuring safety and proper battery use, which helps increase their lifespan. This thesis focuses on exploring the growing importance of a battery management system for electric vehicles, emphasizing its value both in the market and in technological development, as well as environmental preservation. Specifically, it focuses on the development and programming of the new version of the BMS system at the Polytechnic Institute of Setúbal (IPS). Additionally, it analyzes the application of the Manchester Protocol in infrared communications to increase the communication speed between BMS components.porSistema de gestão de bateriasVeículos elétricosProtocolo de comunicação por infravermelhosBMS IRBaterias de lítioBattery management systemElectric vehiclesInfrared communication protocolLithium batteriesSistema de gestão de baterias de tração: estudo e desenvolvimento do sistema BMS do IPSmaster thesis203799631