Luz, Carlos Alberto Costa da2025-03-282025-03-282025-03-17http://hdl.handle.net/10400.26/57481Esta pesquisa investigou as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental maior da rede pública de Pinheiro, Maranhão. Através de uma abordagem metodológica abrangente, foram coletados dados de alunos, professores, coordenadores e gestores, complementados por observações em sala de aula e análise de documentações escolares. A análise revelou que as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos da EJA estão intimamente ligadas à infraestrutura inadequada das escolas, à falta de recursos didáticos, e à insuficiência das políticas públicas educacionais. Além disso, as características socioeconômicas desfavoráveis dos alunos amplificam essas dificuldades, resultando em altas taxas de evasão e distorção idade-série. As observações em sala de aula e os depoimentos dos envolvidos destacaram a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura escolar, a revisão das políticas públicas para melhor atender às necessidades da EJA e a adaptação das metodologias pedagógicas às especificidades dos alunos. A pesquisa também indicou a importância de implementar medidas de suporte socioeconômico para reduzir os impactos negativos das condições adversas na aprendizagem. As recomendações incluem a modernização das escolas, a formação contínua dos professores e a criação de programas de assistência para os alunos. O estudo fornece uma base para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e contextualizadas, visando uma educação de qualidade e inclusiva para todos.porprofessores e formação profissionalsupervisãoeducaçãodificuldades de aprendizagemEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSDificuldades de Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Pinheiro - Maranhão - Brasilother203929080