Sobral, SuseMendes, FátimaFialho, Filipe2018-09-062018-09-062018Sobral, S., Mendes, F., & Fialho, F. (2018). Geometria e arte numa turma do 2º ano de escolaridade. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 80-100.1647-3078http://hdl.handle.net/10400.26/24070Este artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos.This paper focuses on the transversality between Geometry and Art. It presents and discusses the case of Martim, a student of a 2nd year class in which the investigation that supports this article was carried out. The data analysis on aesthetic appreciation shows his interest in closely observing the works of art and in communicating what he thinks about them, identifying some geometrical elements. He also shows enjoyment of performing artistic productions and describes them using diversified vocabulary, in particular, specific geometric terms.porAprendizagem da geometriaVisualização espacialEducação pela arteExperiência estéticaProdução artísticaGeometry learningSpatial visualizationEducation through artAesthetic experienceArtistic productionGeometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridadejournal article