Reis, João António dosBenjamim, Leonildo Fernando2017-04-222017-04-222016-09-21http://hdl.handle.net/10400.26/18229As dinâmicas do século XXI e as novas tendências do turismo proporcionadas pela globalização, o aumento da consciência ambiental, a evolução das necessidades dos consumidores, o advento das TIC, forçam os destinos turísticos a adotarem novas estratégias de planeamento e gestão das suas ofertas para tirar maior proveito do turismo. Entretanto, o turismo nem sempre traz efeitos positivos, pois muitas das vezes a esfera económica acaba tendo mais privilégio, pondo em causa os desígnios fundamentais do desenvolvimento turístico sustentável. Esta pesquisa incidiu sobre a problemática da conceção, desenvolvimento e oferta de produtos turísticos, no geral, e no destino Município de Inhambane, em particular. Inclui a produção de um diagnóstico estratégico baseado nos princípios da conceção e desenvolvimento de produtos turísticos, efetuando para tal, o inventário dos recursos turísticos do destino, a avaliação estratégica dos seus recursos, a definição de estratégias para a transformação dos recursos turísticos em produtos turísticos e, por fim, a proposta para a criação de novos produtos turísticos. Teve-se como domínios da investigação, a auditoria dos recursos, produtos e ofertas turísticas, a sustentabilidade, a qualidade e a inovação em turismo, e o planeamento turístico e a ocupação territorial de espaços com vocação turística. Efetuou-se uma análise do potencial de atratividade turística dos recursos e um delineamento de propostas estratégicas para o lançamento de novos produtos turísticos. Para o efeito, foram aplicados modelos técnicos que comprovaram de forma conclusiva que o destino Município de Inhambane não segue os princípios de conceção e desenvolvimento de produtos turísticos. Neste sentido, a pesquisa culminou com o lançamento de uma proposta para a introdução de novos produtos turísticos, por forma a ampliar e diversificar a oferta turística do destino havendo, contudo, a necessidade de considerar as ideias e ações estruturantes de reposicionamento e de intervenção imediata a vários níveis dos fatores da oferta turística, no sentido de acompanhar a inserção dos produtos turísticos propostos.The dynamics of the XXI century and the new trends of tourism provided by the globalization, the increase of the environmental awareness, the consumers preferences evolution and the advent of the Information and Communication Technologies, force the tourism destinations to adopt new strategies for planning and managing their offers to obtain more advantages from tourism. However, tourism does not always bring positive effects, because frequently the economic sphere ends up having more privilege than others, calling into question the fundamental principles of the sustainable tourism development. This research focused on the conception, development and supply of tourist products in general, and in Inhambane Municipality as tourism destination in particular, by developing a strategic diagnosis based on the principles of conception and development of tourism products, and for that were made an tourist resources inventory, a strategic assessment of its tourist resources, the definition of strategies for the transformation of tourism resources into tourism products and finally, were launched a proposal for the creation of new tourist products. This dissertation had as fields of research, the audit of tourist resources, products and tourist supply, sustainability, quality and innovation in tourism, tourism planning and territorial occupation of areas with tourist potential, analysis of the tourist potential attractiveness of the resources as well as the design of strategic proposals for the launch of new tourist products. For this propose, were applied technical models and frameworks which ended up proving conclusively, that the destination do not follow the principles of conception and development of tourist products. In this sense, the research culminated with the release of a proposal for the introduction of new tourist products in order to expand and diversify the tourism destination supply, however, to achieve this ambition, the destination need to consider the structuring ideas and actions of tourist products repositioning and immediate intervention into various levels of the tourism supply factors in order to monitor and balance the inclusion of the proposed tourist products.porconceçãodesenvolvimentoprodutos turísticosmunicípio Inhambanesustentabilidadeconceptioninovaçãoqualidadedevelopmenttourist productsInhambane municipalitysustainabilityinnovationqualityEstratégias para a conceção e Desenvolvimento de Produtos Turísticos no munícipio de Inhambanemaster thesis201466414