Elisabete Margarida Pereira Ribeiro2024-02-082024-02-082024-01-20http://hdl.handle.net/10400.26/49719O presente trabalho é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget de Viseu. Pretendo com este trabalho fazer uma abordagem sobre o ensino do canto em idades mais precoces, daí o nome deste relatório, Especificidades do Ensino do Canto no Ensino Básico. A discussão sobre este assunto já não é de hoje e veio colocar aos professores de canto uma nova realidade para lidar com vozes infantis e adolescentes numa fase de crescimento. Como docente do ensino da música, no 1º ciclo, percebi que muitas vezes trabalhar as vozes em tenras idades não era fácil. Hoje em dia é ainda mais complicado, uma vez que se tem vindo a mostrar um aumento de problemas vocais na idade infantil. Será por causa do uso das máscaras durante um longo período de tempo? Será por não terem quem os ensine a cuidar da voz? Ou será por comportamentos de mau uso, abuso vocal como gritar, imitar sons estridentes, etc. Muitas questões se levantam e certamente não conseguirei responder a todas, mas este trabalho serve para, através das entrevistas, perceber juntos de profissionais do canto e de coros, repertórios e exercícios adequados a cada idade. Algum material também foi adquirido nas aulas do estágio, junto dos profissionais de saúde como prevenir problemas vocais, entender como funciona todo o aparelho fonador. Como referi anteriormente, neste estudo fiz entrevistas a profissionais da área da saúde vocal (terapeuta da fala), maestros de coros, professores de canto experientes na área que pretendo abordar.porCantoEnsino BásicoEnsino VocalDesenvolvimento do aparelho fonadorEspecificidades do canto no Ensino Básicomaster thesis203525949