Chang, NelsonGouveia, Rosimar Rezende2021-06-282021-06-282021http://hdl.handle.net/10400.26/36898Este trabalho de projeto tem como objetivo desenvolver um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Estudar em Portugal – Assessoria e Consultoria Educacional, para o ano de 2021. Esta possibilidade surgiu por fazer parte da sua equipe de colaboradores e constatar que as suas escassas ações de marketing, só alcançam uma pequena parte do seu público-alvo. Sendo assim, seus gestores acreditam que seja o momento de investir no planejamento de sua comunicação. Assim, a aplicação deste plano ambiciona aumentar o número de clientes para todos os serviços prestados pela empresa e aumentar a sua notoriedade, tornando-a uma referência para todos os estudantes brasileiros que pretendem fazer um curso superior em Portugal. Para tornar possível a concretização do plano foi fundamental considerar as particularidades das microempresas de serviços online e as restrições, de tempo e investimento, que essa condição determina. Desta forma, se fez necessário analisar o contexto interno e externo da organização, bem como aprofundar o conhecimento sobre os diferentes segmentos que compõem o seu público-alvo. Para isso, recorreu-se a uma entrevista semiestruturada com um dos seus gestores e um inquérito por questionário dirigido a estudantes brasileiros que cogitam fazer um curso superior em Portugal. A partir da análise dos resultados obtidos foi possível definir os objetivos, as estratégias e o modo de integração do plano de comunicação.porPlano de Comunicação Integrada de MarketingMicroempresas de Serviços OnlineNotoriedadeAssessoria e Consultoria EducacionalPlano de comunicação integrada de marketing para uma empresa de assessoria e consultoria educacionalmaster thesis202734773