Ribeiro, MariaLacerda, MariaQuintino, Raquel2016-04-012016-04-012015-06-30http://hdl.handle.net/10400.26/12813Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais adaptados para crianças com NEE (necessidades educativas especiais), assim como, tentar compreender e verificar o porquê dos mesmos não serem sistematicamente usados. Visitados autores de referência e, explicadas e reflectidas as atividades realizadas e a construção dos materiais adaptados para trabalhar determinados temas e conteúdos do programa do 1ºCiclo procurei encontrar resposta para as perguntas que balizaram este estudo, procurando sempre a contextualização do mesmo. Durante o estágio, local onde escolhi a problemática para a realização deste relatório, foquei-me essencialmente numa criança com NEE, à qual era diagnosticada uma paralisia cerebral. Foi com esta criança que trabalhei a partir dos materiais adaptados que construí ao longo do estágio. A metodologia escolhida é de cariz qualitativo tendo usado como instrumento de recolha de dados a observação participante que foram registadas na forma de notas de campo. A análise dos dados permitiu-me perceber a importância do uso desses materiais num trabalho quer de diferenciação pedagógica quer de inclusão na sala de aula de um aluno com NEE.porEnsino BásicoNecessidades educativas especiaisConstrução de materiais adaptadosParalisia cerebralDiferenciação pedagógicaInclusãoA adaptação curricular e a construção de materiais pedagógicosmaster thesis201075776