Monteiro, Andreia Cristina Pinto2023-01-132023-01-132022http://hdl.handle.net/10400.26/43182No âmbito da modernização da Administração Pública (AP), resultado da necessidade de promover economias de escala e ganhos de eficiência e, consequentemente, a redução da despesa pública, as orientações políticas conduzem à reestruturação dos serviços centrais dos ministérios, através da organização e da concentração de atividades, de natureza administrativa e logística, dos serviços de partilha de funções e atividades comuns, centralizados nas Secretarias-Gerais. A Prestação Centralizada de Serviços (PCS) trata-se de um modelo de gestão, que resulta na concretização de tarefas necessárias a vários departamentos. Com base numa amostra de 10 participantes, civis e militares, cujo conhecimento e experiência profissional contribuíram para esta investigação, este estudo analisa o método utilizado entre a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa (SGMDN) e os Serviços Centrais (SC), através do modelo da PCS, e se o seu funcionamento constitui um desafio ou um constrangimento na realização das fases de execução do orçamento da despesa das entidades. Os resultados revelam que existem possíveis melhorias processuais, caso o modelo seja atualizado, centrando-se, essencialmente, nas competências atribuídas aos serviços, tanto da SGMDN como SC, na medida em que o presente funcionamento dificulta a concretização da realização de despesa e cujas implicações podem constituir perdas significativas.In the context of Public Administration modernization, because of the need to promote economies of scale and efficiency gains and, consequently, the reduction of public expenditure, political guidelines lead to the restructuring of the ministry’s central services, through the organization and concentration of activities, of an administrative and logistic nature, of services of shared functions and common activities, centralized in General Secretariats. The Centralized Services is a management model, which results in necessary tasks accomplishment to several departments. Based on a sample of 10 participants, civil and military, whose knowledge and professional experience contributed to this investigation, the study analyzes the method used between the General Secretariat of the Ministry of Defense and the Central Services, through the Centralized Services model, and whether its operation constitutes a challenge or a constraint in carrying out the budget execution phases of the entities' expenditure. The results indicate that there are possible procedural improvements, if the model is updated, essentially, focusing on the competencies attributed to the services, both of Secretariat of the Ministry of Defense and the Central Services, to the extent that its current functioning makes it difficult to carry out the expenses and which implications may constitute significant losses.porAdministração PúblicaPrestação centralizada de serviçosModernização administrativaExecução orçamental da despesaPublic AdministrationCentralized servicesAdministrative modernizationBudget executionPartilha centralizada de serviços na administração pública: um desafio ou um constrangimento na realização da despesa pública?other