Chale, Daniel2016-03-102016-03-102010http://hdl.handle.net/10400.26/12075O trabalho tem por objectivo elaborar um modelo de formação para os oficiais das Forças Armadas de Moçambique, coerente, exequível, racional e rendível, a partir da caracterização do actual modelo. A visão é melhorar cada vez mais a formação conjunta para os três Ramos através de um tronco comum, e uma prática dispersa nos Ramos através das Escolas Práticas comuns nos Ramos, ou seja: a formação inicial de nível de licenciatura/mestrado é feita na Academia Militar, seguido de cursos de promoção a Capitão na Escola Prática do Ramo para as Armas e na Escola Prática de Serviços comum a todos os Ramos, e finalmente os cursos de promoção a oficial superior, estado-maior (específico e conjunto/combinado), Comando e Direcção de tropas e o de oficial general no futuro Instituto de Estudos Superiores Militares de Moçambique. Para o efeito, será feito um levantamento das necessidades de oficiais a partir da actual estrutura orgânica de modo a recomendar ao Departamento de Doutrina e Formação Militar, à Academia Militar, à Escola Prática de Serviços, às Escolas Práticas dos Ramos a Instituto de Estudos Superiores Militares um plano de formação, para responder ao preenchimento da estrutura orgânica num horizonte temporal de 5, 10 e 20 anos, a partir das necessidades reais de cada Ramo. Posteriormente, será efectuado um estudo da situação demográfica, dos recursos materiais, equipamentos, infra-estruturas, orçamento e definição de políticas com vista a sensibilizar quem de direito, questionar, analisar no sentido de sobre o processo de formação acelerado de oficiais, para num prazo de 20 anos possamos substituir todos os níveis de Comando e Direcção de tropas, detidos actualmente por oficiais sem formação adequada para o lugar/posto. Para procurar dar resposta à questão central, o estudo foi estruturado em seis capítulos: Introdução, caracterização do actual modelo de formação, desafios e vulnerabilidades, impacto da formação, modelo adequado, e conclusões e recomendações. Finalmente, e com base no Protocolo de Bolonha, o estudo abordará a introdução na Academia Militar de Nampula de competências para conferir o grau de Mestrado, Pós-graduação e Doutoramento no futuro Instituto de Estudos Superiores Militares. Abstract: The following study has, as main point the construction of a new Mozambique Officer´s education model- coherent, practicable, rational and profitable - based on the present model. The aim is to improve the three services of the armed forces joint education system through a centralized body generated through the Practical Schools that are common to all the services. This means an initial education taking place in the Military Academy at graduate/master degree, followed by Captain’s Promotion Courses at Branches and Services Practical Schools common to all the Services and, finally, the Senior Officer´s Promotion Course, Staff Officer´s Course (joint and specific to each Service), Troops Leadership and Promotion to General Officer Courses in the future at the Mozambique Staff College (Instituto de Estudos Superiores Militares). For this purpose, taking into account the present military structure, the number of Officers needed will be raised, in order to recommend the Military Formation and Doctrine Department, the Military Academy, the Services Practical School, the Army Branches Practical Schools and the Staff College with an education plan in order to fulfill the military structure within a 5, 10 and 20 years’ timeframe, having into consideration what the Services need. After that, it will take place a study about the demographic situation, the material and equipment resources, infrastructures, budget and definition of the policies in order to provide awareness to who is in charge, questioning and analyze in order to provide a solution for, in a 20 years’ timeframe, through an accelerated Officers education plan, being able to replace all the Commander´s levels, presently occupied by Officers without the proper education level. In order to search for an answer to the main question, the study was organized on six chapters: an introduction, a characterization of the present formation model, the challenges and vulnerabilities, the formation impact on the Officers carrier development and progression, an Officers education model to be implemented, and conclusions and recommendations. Finally, taking into account the Bologna Protocol, the study will address the introduction of competencies in the Nampula Military Academy to confer a masters degree and in the future Staff College (Instituto de Estudos Superiores Militares) a PhD.porCarreirasCompetênciasCompensaçãoCurso de adequação de quadros e formação de formadoresForças ArmadasFormação de oficiaisGestão do pessoalCarriersCompetenciesCompensationEducation of trainers CourseArmed ForcesOfficers’ formationPersonnel ManagementA formação de oficiais nas Forças Armadas de Moçambiqueother