Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Cardoso, Ana Catarina Gonçalves2016-11-222016-11-222013http://hdl.handle.net/10400.26/15583No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do meu percurso de aprendizagem enquanto estagiária, nos níveis educativos da Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. Desta forma, as experiências de estágio proporcionaram a continuidade educativa entre as duas valências, espelhando as semelhanças e as diferenças entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíram como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentei sustentar a minha prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Os estágios desenvolvidos permitiram-me refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. A base do relatório aqui apresentado está na apresentação dos elementos fundamentais do trabalho desenvolvido de articulação entre a teoria e a prática educativa, embora sempre com uma atitude de constante reflexão.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasReflexãoExperiências de AprendizagemO que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório finalmaster thesis202544346