Dias, FramciscoNeves, Vítor2015-01-262015-01-262009http://hdl.handle.net/10400.26/7578Num mercado actual, altamente competitivo, exigem-se organizações adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de melhor satisfazer o consumidor. O presente trabalho, apresenta resultados empíricos sobre os factores de fidelização de clientes no sector da mediação imobiliária na zona centro do país. Para tal e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (qualidade dos serviços/profissionalismo, comunicação, imagem, atendimento e marca), como condutores à satisfação de clientes. Esta, por sua vez, responsável pela fidelização e recomendação de empresas de mediação imobiliária, de comerciais, ou mesmo da marca é analisada em cada uma destas valências, consideradas hipóteses a testar. Por fim, pretende-se com este modelo analisar a importância dada à fidelização interna por parte dos mediadores imobiliários e aferir quais destes actores – clientes particulares ou clientes industriais, os empresários mais valorizam, bem como analisar a sua sensibilidade à importância da marca.porFidelização de clientesMarketing imobiliárioMediação imobiliáriaMarketing relacionalFactores de fidelização de clientes na mediação imobiliáriamaster thesis