Marques, João Paulo de Moura MartinsDiogo, Sérgio Miguel Vieira2021-01-122021-01-122020http://hdl.handle.net/10400.26/34668A forma de desenvolver e implementar produtos e processos inovadores representa uma questão fulcral à qual as empresas estão obrigadas a dar resposta. Este trabalho procurou aumentar o conhecimento existente em torno deste tema, estudando a relação entre as fontes de inovação e a introdução de tipos de inovação específicos. Através de um estudo empírico realizado numa empresa do setor de componentes para automóveis, foram recolhidos e tratados os dados necessários para responder ao problema de investigação. Com vista a contextualizar os resultados, foi feita uma caracterização da empresa objeto do estudo e dos seus projetos de I&D. A informação recolhida permitiu concluir que se trata de uma empresa com uma forte cultura inovadora. O estudo foi realizado com recurso a estatística descritiva e inferencial, e permitiu observar uma relação entre as instituições de ensino superior e as inovações que não são de produto. Nas inovações que não são de processo, foi observada uma relação com empresas afiliadas. No que respeita ao grau de novidade, e ao nível externo, os clientes e as publicações, conferências e feiras foram associadas à introdução de inovações radicais. Ao nível interno, foi observada uma relação entre os indivíduos a introdução deste tipo de inovações. Quanto às características das equipas de I&D e à forma como estas podem influenciar a introdução de determinados tipos de inovação, verificou-se que os elementos com habilitações académicas ao nível da especialização profissional determinam a introdução de inovações com um grau de novidade incremental.porInovaçãoTipos de inovaçãoFontes de inovaçãoGestão da inovaçãoEquipas de I&DA relação entre as fontes de inovação e os tipos de inovação na indústriamaster thesis202576094