Florentino, TeresaPimenta, Karine Mangueira2014-12-152014-12-152013-11-01http://hdl.handle.net/10400.26/7233As organizações estão tendo a oportunidade de ter um misto de gerações atuando no ambiente corporativo. As pessoas de décadas passadas (60 e 70) tem a oportunidade de trabalhar ao lado de uma nova geração, chamados pelos estudiosos de Geração Y. Nascidos entre 1982 e 2000, já representam um quarto da população do mundo, nascidos nesta era, estão acostumados à tecnologia e a processos ágeis, globalmente e extremamente exigentes, querem atuar num ambiente inovador e poderem ser criativos. O objetivo desta investigação científica é identificar se as instituições privadas da cidade de Manaus que atuam na área de Tecnologia da Informação estão preparadas para gerir a Geração Y da área de desenvolvimento de sistemas. Para a consecução dessa tarefa realizou-se um estudo teórico sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo para identificar se a cultura organizacional das empresas possuem funções que se enquadram no perfil do novo profissional da área de desenvolvimento de sistemas, o índice de rotatividade, para identificar se este se encontra elevado, as ações de gestão realizadas pelos gestores da área de TI aos profissionais da Geração Y, o grau de satisfação e de lealdade corporativa dos técnicos da Geração Y a empresa junto à prestação dos serviços. A proposta em pauta visa apresentar às organizações, alternativas que proporcionem uma melhoria significativa no entendimento e no relacionamento entre o gestor de Tecnologia da Informação e essa nova equipe formada pela Geração Y e, assim, minimizar as áreas de atrito e, consequentemente a rotatividade. O universo pesquisado foi à cidade de Manaus – Amazonas. A amostra foi retirada das três maiores empresas que prestam serviços relevantes na área de Tecnologia da Informação e principalmente na área de desenvolvimento de sistemas, tendo a participação de 105 técnicos que se enquadram no perfil desejado da Geração Y. Os resultados demonstram fragilidade, levando a crer que as empresas necessitam de mudanças constantes, reavaliando sistematicamente desde a cultura organizacional aos processos de gestão, buscando sempre novas estratégias para fazer frente aos novos tempos.porGeração YGestão de Tecnologia da InformaçãoCultura OrganizacionalGestãoRotatividadeGestão de Tecnologia da Informação: E a Geração Y da área de desenvolvimento de sistemasmaster thesis201200520