Alcobia, PauloAzevedo, Luis Manuel Durão2015-05-132015-05-132012http://hdl.handle.net/10400.26/8619Este trabalho tem, como missiva principal, abordar o ponto de vista de professores e de alunos face à utilização dos ebooks, ao nível do Ensino. Pretende-se, igualmente, analisar a sua opinião, quanto ao grau de relevância da utilização dos ebooks comparativamente à utilização dos livros impressos (manuais tradicionais), bem como analisar quais as principais vantagens e desvantagens inerentes à sua utilização, nomeadamente o grau de relevância em relação à motivação dos alunos e os resultados escolares alcançados. Nesse sentido, a amostra será constituída por 45 alunos e 45 professores, de forma a verificar a opinião dos alunos e dos professores, face a esta questão. No que respeita aos instrumentos utilizados na recolha dos dados, procedeu-se à criação de dois questionários (um aplicado a alunos e outro a professores) que visaram analisar as variáveis em estudo. Assim, será possível verificar se as opiniões divergem ou não e de que forma isso se poderá repercutir na evolução do Ensino em Portugal. Relativamente à análise dos dados, foram, primeiramente, introduzidos numa base de dados, em Excel, os resultados alcançados em ambos os questionários e, seguidamente, foram analisados através da utilização do programa estatístico SPSS, através do qual foi possível comparar os resultados dos alunos e professores e proceder à correlação entre as variáveis em análise. No que concerne às conclusões obtidas verificou-se que, existem essencialmente diferenças significativas no que respeita à percepção que os professores têm relativamente ao facto dos alunos recorrerem a bibliotecas para a pesquisar de informações, uma vez que estes referem que isso ocorre, mas os alunos referem resultados contrários.porEbooksLivros em papelEnsinoAlunosProfessoresEbook vs. Livro tradicional como ferramenta educativamaster thesis201833301