Marques, Maria do Céu PintoGoes, Maria Margarida de PalmaFigueiras, Pedro Miguel Ramos2024-07-152024-07-152024-05-242024-04-04http://hdl.handle.net/10400.26/51275O presente documento surge com o objetivo de refletir criticamente sobre o percurso formativo, evidenciando a aquisição e o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Foi preconizada a metodologia descritiva e crítico-reflexiva na análise do processo formativo e a metodologia de trabalho de projeto em saúde para a composição da Intervenção Profissional Principal. Foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas para a aquisição e o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista na área de especialização destacada, integradas com as competências de Mestre em Enfermagem, seguido os referenciais teóricos do modelo para a mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee, conjugado com a teoria da sabedoria clínica em cuidados agudos e críticos de Patricia Benner. A intervenção Profissional Principal constituiu um processo de uniformização da prática clínica de enfermagem orientada para a aquisição de competências clínicas em plasmaferese terapêutica, recorrendo-se à Prática Baseada em Evidências aliada ao desenvolvimento do raciocínio clínico dos enfermeiros. Assim, foi distinguido o percurso formativo e profissional, integrado com a Intervenção Profissional Principal e a sua contribuição para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica. Foram demonstradas as competências adquiridas e desenvolvidas, integrando os conhecimentos teóricos e práticos, a evidência científica, a experiência clínica e a reflexão sobre a prática profissional. Também foram reveladas atitudes de investigação e inovação, procurando facultar respostas aos desafios emergentes com vista à excelência dos cuidados e ao desenvolvimento pessoal e profissionalThe aim of this document is to critically reflect on the training process, highlighting the acquisition and development of the competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, in the Critically Ill Person, and of the master’s in nursing. The descriptive and critical-reflective methodology was advocated for the analysis of the training process and the health project work methodology for the composition of the Main Professional Intervention. The activities developed for the acquisition and development of the common and specific competences of the specialist nurse in specialization highlighted were described and analyzed, integrated with the competences of the master’s in nursing, following the theoretical references of June Larrabee's model for changing evidence-based practice, combined with Patricia Benner's theory of clinical wisdom in acute and critical care. The Main Professional Intervention was a process of standardizing clinical nursing practice aimed at acquiring clinical skills in therapeutic plasmapheresis, using Evidence-Based Practice combined with the development of nurses' clinical reasoning. In this way, the training and professional path, integrated with the Main Professional Intervention and its contribution to improving the quality of nursing care for people in critical situations, was distinguished. The skills acquired and developed were demonstrated, integrating theoretical and practical knowledge, scientific evidence, clinical experience, and reflection on professional practice. Attitudes to research and innovation were also revealed, seeking to provide answers to emerging challenges with a view to excellence in care and personal and professional developmentporCompetênciasDoente CríticoEnfermagem Médico CirugicaPlasmaferese TerapêuticaSkillsCritically Ill PatientMedical-Surgical NursingTherapeutic PlasmapheresisCompetências clínicas na plasmaferese terapêuticamaster thesis203654650