Malhão, VeraLopes, Sandra2016-04-012016-04-012015-04-28http://hdl.handle.net/10400.26/12800Com a realização deste estudo viso compreender através de observação e análise o projeto "Escola na Horta" e a sua implementação com diferentes turmas, partindo das questões que se seguem: • Como é que o objetivo do projeto "Escola na Horta" é atingido nas diferentes salas de aula observadas? • Quais as vantagens e desvantagens desta metodologia de ensino para o 1° CEB? • De que forma os conhecimentos do 1° CEB são atingidos com esta metodologia de ensino? • Que diferença(s) existe(m) entre uma horta na escola e uma escola na horta? Para este trabalho, foram observadas duas turmas distintas, uma de 1° Ano e outra do 4° Ano, sendo que a primeira foi acompanhada meramente nas atividades relativas ao projeto, enquanto a segunda teve uma observação diária, realizada ao longo do estágio da Unidade Curricular: Prática de Ensino Supervisionado. O desenvolvimento do estudo centrou-se numa metodologia de investigação de teor qualitativo, na qual assumi um papel participativo. No que se refere aos dados recolhidos, além da observação direta e participante, estes também englobam o registo fotográfico e uma entrevista realizada a uma das criadoras do projeto e a principal dinamizadora, a professora Matilde Monteiro. Partindo deste trabalho, é possível o desenvolvimento de outros estudos semelhantes, promovendo a metodologia garden-based learning em diferentes contextos e compreendendo como o ensino através do contacto com o meio natural pode envolver e motivar as crianças para a aprendizagem.porEnsino BásicoProjeto "Escola na Horta"Garden-based learningEducação ExperimentalMotivaçãoMeio-AmbienteProjeto "Escola na Horta": uma nova sala de aulamaster thesis201068222