Andrade, AlexandreReis, Sónia2021-10-282021-10-282021-04-13http://hdl.handle.net/10400.26/37856O presente trabalho surge da necessidade de compreender e de averiguar qual o instrumento musical mais adequado para a iniciação à prática instrumental da flauta transversal e que metodologias de ensino se enquadram com a docência da disciplina de flauta transversal nos anos iniciais de formação. Para tal, pretende-se verificar, através do ensino em grupo, se a utilização da flauta fife nos anos iniciais é um instrumento musical capaz de dar resposta às necessidades da aprendizagem do ensino da flauta transversal no ensino artístico especializado da música, tendo em consideração as suas caraterísticas físicas e as suas técnicas de aprendizagem. A Prática de Ensino Supervisionada serviu como campo de atuação para a implementação da investigação-ação do projeto, recorrendo a técnicas de recolha de dados como a observação direta e participativa na sala de aula e a análise de inquéritos por questionários realizados quer a docentes quer a encarregados de educação e discente participantes na investigação. Os resultados obtidos mostram que o ensino em grupo facilitou o processo de aprendizagem do instrumento, embora o próprio instrumento apresente limitações quanto à altura dos sons, afinação e execução técnica.porFlauta fifeEnsino em GrupoMetodologiasMétodos de Introdução à Flauta Transversal: Utilização da fife nos anos iniciais através do ensino em grupomaster thesis202781399