Ferreira, Ana Maria AlvesFigueira, Luís MotaCarvalho, Rui Miguel Ferreira2018-03-122018-03-122011-02http://hdl.handle.net/10400.26/21962A pergunta de partida foi baseada numa ampla revisão da literatura e assente na relação entre as variáveis identificadas para o estudo (turismo cultural, turismo criativo, processo de formação da imagem de um destino turístico e eventos e seus impactes), tendo culminado num processo conceptual moroso. A investigação incidiu na oferta o que permitiu verificar a adopção de novas medidas culturais e políticas de desenvolvimento e regeneração urbana, evidenciadas na revisão bibliográfica e investigação empírica. Mais que estudar os impactes tradicionais dos eventos, interessaram-nos as políticas culturais em contexto de planeamento e regeneração urbana das cidades e as suas implicações na imagem do destino. Formulou-se a hipótese se os eventos de cariz cultural e criativo poderiam influenciar a formação de uma imagem verdadeiramente diferenciadora do destino turístico maduro. A escolha do método e técnicas de investigação ajudou a verificar esta hipótese. Da análise de conteúdo ao estudo de caso, passando pelas entrevistas realizadas foi possível identificar o evento Festival MED em Loulé como objecto do nosso estudo. Das entrevistas realizadas verificou-se que apesar de Loulé possuir um “discurso criativo” ainda não reúne todas as condições a fim de ser considerada criativa e o Festival MED, embora seja reconhecido como a alavanca do processo de revitalização do centro histórico da cidade de Loulé, um evento por si só não é suficientemente forte para criar uma imagem diferenciadora extensiva à totalidade do destino maduro do Algarve.porTurismo culturalTurismo criativoEventosImagem do destino turísticoAlgarveOs eventos culturais e criativos poderão ou não contribuir para uma imagem diferenciadora do destino turístico maduro?master thesis201825473