Hugo OliveiraValente, S.Rebola, F.Bonito, J.2025-12-022025-12-022025-09-05http://hdl.handle.net/10400.26/60135O desenvolvimento do trabalho prático tem vindo a ser considerado pelos professores de ciências como uma metodologia intrinsecamente relacionada com a sua prática letiva. Algumas limitações e/ou constrangimentos, no entanto, são também identificados pelos professores. Por ser relevante conhecer a opinião destes agentes educativos sobre as múltiplas facetas do trabalho prático, este estudo teve por objetivo construir um inquérito por entrevista para avaliar as suas perceções sobre o trabalho prático na disciplina de Ciências Naturais (3.º ciclo do ensino básico). Partindo de uma revisão sistemática de literatura, é apresentado o processo de construção do inquérito por entrevista. O resultado obtido corresponde a um instrumento com 7 dimensões e 40 itens, validado por peritos e por pilotagem. As considerações finais acentuam a importância da validação do roteiro, de modo a assegurar fiabilidade da informação recolhida.porroteiro de entrevistatrabalho práticoConstrução de um roteiro de entrevista: perceções dos professores sobre o trabalho prático em Ciências Naturaisconference paper2025-11-30cv-prod-4585292