Manuel Clemente, FilipeMendes, Rui2023-09-252023-09-252013http://hdl.handle.net/10400.26/46734O diretor de turma assume-se como elo de ligação com os restantes docentes da turma, bem como, com os alunos e seus familiares, caracterizando-se pela sua função de mediação. Perante tal responsabilidade, afigura-se, consequentemente, pertinente analisar as suas competências e perfil que suportam a sua função de mediação. No sentido de dinamizar todo o processo educativo o professor diretor de turma deve exercer formas de liderança no sentido de orientar todos os processos relativos à formação dos seus alunos. Consequentemente, a liderança parece então consubstanciar-se como um elemento chave para o sucesso na ocupação dos cargos de coordenação de forma a alcançar os objetivos a que lhe são imputados. O presente trabalho procurará problematizar o cargo de diretor de turma no que se refere à coordenação de pares e alunos, procurando analisar as formas de liderança que se coadunam com as necessidades inerentes ao cargo.porGestão e Administração EscolarCoordenação EscolarDiretor de TurmaLiderançaSchool Management and AdministrationSchool CoordinationClass DirectorLeadershipPerfil de liderança do diretor de turma e problemáticas associadasjournal article