Marçal, Maria TeresaMota, Lilia Marina da Costa Rebelo Neves2016-11-252016-11-252014http://hdl.handle.net/10400.26/16342Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de LisboaO presente relatório pretende descrever e analisar o percurso de aprendizagem, experienciado ao longo dos vários contextos de estágio, na assistência da criança e pais, clarificando os objetivos delineados, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas. A metodologia central ao desenvolvimento do estágio e do presente relatório revela-se descritiva da ação e reflexiva nessa e sobre essa ação. As várias experiências e oportunidades de contacto com famílias de crianças com doença crónica em diferentes contextos e os conhecimentos adquiridos foram as condições fundamentais que se conjugaram para permitir a aquisição de competências na intervenção de enfermagem aos pais da criança com AME I e a elaboração de uma proposta de um programa de intervenção de Enfermagem. Verificou-se que tanto em ambiente Hospitalar como no Centro de Saúde o enfermeiro utiliza elementos do modelo concetual centrado na criança e na família, encarando este binómio como beneficiário dos cuidados, e presta cuidados em parceria com a criança e pais, de acordo com o previsto pela OE (2011) no Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. A identificação das necessidades dos pais, a sua informação sobre a doença e os tratamentos a realizar e os recursos a utilizarem, permitem que sejam envolvidos nas tomadas de decisão, desde a admissão no hospital até ao momento do seu regresso a casa, facultando deste modo, uma integração precoce dos pais nos cuidados e um processo transicional bem sucedido. As intervenções realizadas surgem assim, centradas sobretudo nas necessidades dos pais de crianças com doença crónica, em que se pretende fomentar e promover o papel parental no apoio às transições por eles vivenciadas. Durante a prática clínica, conforme se pode verificar ao longo do relatório, tive oportunidades de desenvolver competências relacionais, pedagógicas, científicas e técnicas, essenciais a uma intervenção especializada.application/pdfporParentalidadeCuidados centrados na famíliaIntervenção de enfermagemAtrofia muscularCuidar na transiçãoum programa de intervenção de enfermagem aos pais da criança com atrofia muscular espinhal tipo Imaster thesis201260425