Trindade, ThaísPessôa, Luciana2021-01-122021-01-122020-12-31Sousa, Y. & Negreiros, F. (2020). Práticas educativas parentais e o comportamento das crianças no contexto da educação infantil. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 40-57.http://hdl.handle.net/10400.26/34673O presente trabalho teve como objetivo investigar comportamentos transgressores de crianças dos três a cinco anos do município do Rio de Janeiro, baseado nos estudos de Bronfenbrenner. Participaram do estudo 50 pais e 5 professoras de creches e pré-escolas da zona sul e zona norte do Rio de Janeiro. Foi realizada uma entrevista dirigida com as professoras para investigar os comportamentos transgressores das crianças no espaço e o instrumento sociodemográfico nos pais. Foi possível identificar que não houve uma palavra referente à transgressão ou à agressividade aparecendo na árvore de palavras, nem nas nuvens de palavras. Acredita-se que o presente estudo possa trazer benefícios tanto para a área de educação quanto para a área da psicologia do desenvolvimento.porComportamentos; práticas parentais; educação infantil; família; professorasPráticas educativas parentais e o comportamento das crianças no contexto da educação infantiljournal article