Oliveira Pires, Ana Luisa2017-01-052017-01-0520041645-1775http://hdl.handle.net/10400.26/17282O reconhecimento e a validação das aprendizagens experienciais dos adultos têm vindo a constituir-se como um novo campo de práticas educativas, principalmente a partir das últimas duas décadas, sendo ainda uma problemática recente do ponto de vista da investigação educativa. Procuramos neste artigo partilhar algumas das reflexões emergentes de um estudo centrado nesta problemática, na perspectiva das Ciências da Educação. Na primeira parte apresentamos o quadro conceptual e metodológico da investigação realizada, enquanto que na segunda procuramos explicitar algumas pistas para a reflexão educativa, decorrentes dos resultados do estudo. É nossa intenção evidenciar algumas das tensões existentes entre diferentes lógicas em presença, bem como identificar alguns dos principais desafios com que os sistemas educativos se confrontam - nomeadamente ao nível da construção dos referenciais, da implementação das abordagens de competências, das concepções e práticas pedagógicas dominantes - de forma a contribuir para a construção de um novo paradigma educativo, de Educação/ Formação ao Longo da Vida.porO reconhecimento e a validação das aprendizagens dos adultoscontributos para a reflexão educativajournal article