Simões, Jorge Manuel MarquesGomes, Delane Kátia Silva2022-02-082022-02-082021-102021-10http://hdl.handle.net/10400.26/39244A escola e a família são dois núcleos coexistentes, funcionando em prol da educação do aluno. A família, responsável por transmitir valores e garantir o aporte emocional, é o primeiro contato da criança com o mundo, cujas visões são reflexos das figuras materna e paterna. A escola, por sua vez, prepara a criança a partir de programas pedagógicos para o desenvolvimento de habilidades como a leitura, escrita e cálculos, além de contribuir para sua sociabilidade. Quando estes dois nichos não trabalham em harmonia, observa-se uma queda no rendimento escolar, realidade ainda bastante latente no país. O acompanhamento do desenvolvimento do aluno, além de monitorar suas atividades e evolução, também o torna mais seguro para ir à escola mediante alguns problemas que possam aparecer. Logo, família e escola formam eixos de um mesmo sistema que deve funcionar em prol do sucesso escolar e da mudança da realidade educacional brasileira. Diante do apresentado, esta dissertação tratará da importância da participação da família na escola, sendo incentivada pela Gestão Democrática, que permite a inserção da comunidade nas decisões escolares. Foi realizado um estudo de caso em uma escola pública municipal localizada em Fortaleza, Ceará, a fim de captar percepções daqueles que fazem parte do contexto escolar sobre o impacto da participação da família na vida escolar do aluno.porFamíliaEscolaGestão DemocráticaPapel da famíliaSucesso escolarA importância da participação da família na jornada escolar a partir da gestão democráticaum estudo de casomaster thesis202923410