Martins, Lea Saião2025-12-122025-12-122025http://hdl.handle.net/10400.26/60404Este relatório descreve o percurso para a aquisição de Competências Comuns, Específicas e de Mestre exigidas para a obtenção do título Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Assente na temática da proteção da Higiene do Sono face aos Disruptivos Externos do Dormir e Descansar, traduz para a prática um conjunto de intervenções não farmacológicas para a gestão destes disruptivos em meio hospitalar e em cuidados de saúde primários. Dormir e Descansar é imprescindível para o saudável desenvolvimento na infância e adolescência, pelo que o Enfermeiro deve intervir protegendo a criança/adolescente dos stressores ambientais que causam despertares frequentes, fragmentação o sono e consequentemente geram alterações nos ciclos de sono-vigília. Sendo o sono um dos principais fatores implicados no desenvolvimento infantil, a criança/adolescente deve ver protegida a sua Higiene do Sono. Como objetivos gerais pretende-se analisar os disruptivos externos do Dormir e Descansar da prática clínica e desenvolver competências de EEESIP e de Mestre para a proteção da Higiene do sono face aos Disruptivos Externos do Dormir e Descansar na criança e adolescente. Para tal, foi realizado um diagnóstico situacional, delineados objetivos e atividades que lhe dessem resposta. Com base numa pesquisa científica metodológica, a realização das atividades permitiram desenvolver Cuidados Especializados assentes no modelo de Virgínia Henderson e Betty Newman e realizar uma análise crítica e reflexiva do percurso desenvolvido para a aquisição de competências exigidas. Este percurso culminou numa oportunidade para analisar, refletir e contribuir para a prática de cuidados especializados com vista a melhoria da qualidade de cuidados.This report describes the pathway towards the acquisition of Common, Specific, and Master's Competencies required for obtaining the title of Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing. Grounded in the theme of protecting Sleep Hygiene against External Disruptors of Sleep and Rest, it is reflected in the practice of a set of non-pharmacological interventions for managing these disruptors both in hospital settings and in primary health care. Sleep and Rest are essential for healthy development during childhood and adolescence; therefore, the Nurse must intervene to protect the child/adolescent from environmental stressors that cause frequent awakenings, sleep fragmentation, and consequently generate alterations in sleep-wake cycles. As sleep is one of the main factors involved in child development, the child/adolescent must have their Sleep Hygiene safeguarded. The general objective is to analyze the external disruptors of Sleep and Rest in clinical practice and to develop both EEESIP and Master's competencies for protecting Sleep Hygiene against these disruptors in children and adolescents. To this end, a situational diagnosis was carried out, with established objectives and activities designed to address them. Based on a methodological scientific review, the implementation of these activities enabled the development of Specialized Care grounded in the models of Virginia Henderson and Betty Neuman, as well as a critical and reflective analysis of the path undertaken towards the acquisition of the required competencies. This pathway culminated in an opportunity to analyze, reflect, and contribute to the practice of specialized care, aiming at the improvement of care quality.pordisruptivos externoshigiene do sonodesenvolvimento infantilenfermagemexternal disruptorssleep hygienechild developmentnursingDisruptivos externos do dormir e descansar: estratégias de enfermagem protetoras da higiene do sono em saúde infantil e pediátricaother