Rodrigues, PaulaMonteiro, Belinda2018-08-272018-08-272018-05-28http://hdl.handle.net/10400.26/23877Neste estudo abordou-se o tema “A Dança como ferramenta para novas aprendizagens”, com o intuito de compreender como a Dança pode ser trabalhada para além da expressão físico-motora e com base em regras estipuladas em sala de aula. A amostra deste estudo foi composta por 26 alunos, 10 raparigas e 16 rapazes, a frequentar uma turma de 1º ano do Ensino Básico. Estes foram avaliados na área de Expressão Física e Motora, nas categorias de: Expressão Corporal, Expressão Facial, Originalidade, Ritmo, em duas fases distintas: Fase inicial e Fase final, de modo a ser observada a evolução individual de cada um dos alunos e de modo a ser feita a distinção da evolução entre o género feminino e masculino. Para comparação dos momentos de avaliação foi usado o teste não-paramétrico de Wilcoxon, tendo os resultados revelado diferenças estatisticamente significativas apenas na Expressão Facial (p=0,001). As crianças revelaram melhores resultados no momento final (1.96± .64) do que no inicial (1.39± .72). Para comparação do fator género em cada momento foi usado o teste não-paramétrico de Mann-Whitney. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os géneros em nenhum dos parâmetros avaliados. Apesar de os resultados não terem atingido significado estatístico e de uma forma qualitativa, podemos constatar que todos os alunos de modo geral evoluíram. Esta evolução também se deve às atividades realizadas em sala de aula, tendo estas sido cruciais para o empenho e concentração da turma.porDançaNovas aprendizagensPrograma de intervenção1º CicloA dança como ferramenta para novas aprendizagens no 1.º ciclomaster thesis201959780