Serra, ManuelGonçalves, Vânia Jorge2022-06-072022-06-072022-06-062022-04-19http://hdl.handle.net/10400.26/40966O principal objetivo do plano de comunicação elaborado para a Federação Portuguesa de Canoagem consiste em criar estratégias para melhorar a sua comunicação atual, de uma forma transversal a todos os públicos-alvo tendo, no entanto, maior foco na comunicação externa com o intuito de aumentar a notoriedade da marca em Portugal, com vista a afirmar o seu posicionamento no setor. Foi ainda tido em consideração o objetivo de dar a conhecer ao público em geral, a canoagem numa vertente recreativa. No âmbito deste projeto, utilizou-se uma abordagem metodológica mista, tendo sido aplicada uma metodologia de natureza quantitativa onde se realizaram inquéritos por questionário aos Clubes de canoagem associados da Federação Portuguesa de Canoagem, cujo propósito foi avaliar a perceção dos mesmos relativamente a esta entidade, nomeadamente no que diz respeito à sua comunicação. Para a abordagem qualitativa optou-se por efetuar entrevistas exploratórias a órgãos da Federação, sendo que, dessa forma, foi possível ter um melhor entendimento sobre as lacunas atuais, nomeadamente em relação aos recursos existentes. Obtiveram-se, assim, dados que permitiram apurar falhas referentes à comunicação tanto interna como externa da organização. Deste modo, foi possível criar estratégias que tivessem esses dados em consideração. Neste sentido, e para se cumprirem os objetivos definidos, foram desenvolvidas ações de comunicação, assim como foi idealizada uma campanha com o propósito de atrair atletas de lazer, isto é, numa vertente não competitiva, apostando-se em diversos meios de comunicação para o efeito.porplano de comunicaçãomarketing desportivocomunicação de marketingcomunicação internacomunicação externaFederação Portuguesa de CanoagemPlano de Comunicação para a Federação Portuguesa de Canoagemmaster thesis203023137