Gromicho, Carlos2016-03-142016-03-142006http://hdl.handle.net/10400.26/12279Fazendo parte integrante do sistema nacional do ensino superior os Estabelecimentos Militares de Ensino Superior Universitário estão, à semelhança dos restantes estabelecimentos de ensino superior, a reestruturar os seus modelos de ensino, por forma a integrar os princípios acordados aquando da assinatura da Declaração de Bolonha. Esta reestruturação implica a adopção de novos conceitos de formação, novas filosofias no desenvolvimento da aprendizagem factores determinantes para a modernização de qualquer sistema de ensino o que determina a necessidade de se adquirir novas competências e de as certificar por forma a garantir a manutenção da credibilidade e dos elevados padrões do ensino ministrado nos EMES. Tendo em vista a finalidade do presente trabalho fizemos uma análise de alguns modelos de ensino militar europeus que já implementaram o sistema baseado em unidades curriculares europeias, decorrente do Processo de Bolonha, o que nos permitiu elaborar algumas propostas que poderão contribuir para racionalização e modernização do sistema do Ensino Militar Universitário.porEstabelecimentos Militares de Ensino Superior UniversitárioProcesso de BolonhaBélgicaHolandaFrançaRacionalizaçãoModernizaçãoEnsino Superior na Instituição Militar, modernização e racionalizaçãoother