Barone, AntónioCruz, Andreia2017-02-092017-02-092016-12-15http://hdl.handle.net/10400.26/17903Este trabalho consiste num relatório prático do ensino supervisionado e procura descrever e interpretar práticas pedagógicas na área de expressão e comunicação, tanto no domínio da linguagem oral como na abordagem à escrita. A opção metodológica dá ênfase às práticas observadas e vivenciadas no estágio e aplica sobre estas algumas categorias de análise, advindas da literatura utilizada nas Orientações Curriculares do Ministério da Educação. O enquadramento teórico revela, de modo mais aprofundado, as propostas de intervenção pedagógicas utilizadas nas orientações curriculares. As práticas derivadas das teorias que concebem a criança no centro de processo educativo confrontam-se com as práticas observadas e possíveis e estas tornam-se uma referência de intervenção pedagógica transformadora.porEducação Pré-EscolarLiteratura InfantilExpressões IntegradasDomínio da Linguagem OralDomínio da Linguagem EscritaLiteratura como ponto de partida para o desenvolvimento das exoressões integradas em pré-escolarmaster thesis201609100