Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesSousa, Ana Rita Neves2023-01-252023-01-252022-12http://hdl.handle.net/10400.26/43353A presente investigação incide na conexão que existe entre a arte urbana e o design, enquanto formas de expressão criativa, no sentido de comunicar. De cariz efémero, a arte urbana permite-nos transmitir uma mensagem direta e honesta, refletindo as sensibilidades estéticas do design gráfico. Com o efeito o tema da psicologia positiva é cada vez mais intrínseco na sociedade contemporânea, e apesar de termos como objetivo sentirmo-nos felizes, deparamo-nos por vezes com uma revolta crescente no mundo. De referir que um dos elementos primordiais do ser humano é o desejo de ligação com os outros, por isso, devemos utilizar a disciplina do design como uma ferramenta ativista. O projeto “todo o amor do mundo”, surgiu com o intuito de aliar a disciplina do design enquanto ferramenta social, à arte urbana, de modo a evidenciar conceitos positivos de felicidade e amor, por meio de mensagens no meio urbano. Neste sentido, verificamos que o projeto em questão revelou ser capaz de atuar de forma positiva num ambiente social. Todavia, não sendo a solução efetiva dos problemas que agregam um bairro social, percebemos as fortes possibilidades que contribuem para este fator, e pelas características que reúne funcionou também, como uma forma de recuperação e preservação do património.This research focuses on the connection between street art and design, as forms of creative expression, in order to communicate. Ephemeral in nature, street art allows us to convey a direct and honest message, reflecting the aesthetic sensibilities of graphic design. Indeed, the theme of positive psychology is increasingly intrinsic in contemporary society, and although we aim to feel happy, sometimes we encounter a growing anger in the world. It should be noted that one of the primordial elements of the human being is the desire to connect with others, so we should use the discipline of design as an activist tool. The project "todo o amor do mundo" was created with the intention of combining the discipline of design as a social tool with street art, in order to highlight positive concepts of happiness and love, through messages in the urban environment. In this sense, we verified that the project in question was capable of acting in a positive way in a social environment. However, not being the effective solution to the problems that aggregate a social neighborhood, we perceived the strong possibilities that contribute to this factor, and by the characteristics it brings together it also worked, as a form of heritage recovery and preservation.porCultura visualDesign socialPsicologia positivaArte urbanaComunidade"Todo o amor do mundo": a arte urbana e o design socialmaster thesis203161610