Azevedo, MargaridaBarros, Beatriz2021-07-222021-07-222021-06-21http://hdl.handle.net/10400.26/37181O projeto Behind mishmash®, a deep dive into a pathway worth walking, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design Matosinhos, tem por base a criação da marca mishmash e a observação do mundo empresarial. O estudo incide na contextualização do Designer enquanto empreendedor e promotor de conteúdos e na análise de projetos de Design de autor, tendo por base a experiência pessoal na criação de um negócio baseado em projetos de design com forte incorporação de valor por via do desenho dos produtos e na criação de projetos onde o designer se assume como empresário e transforma as suas ambições empreendedoras em bens comercializáveis. Os objetos de escrita mishmash têm a capacidade de inspirar ideias, convertendo-se em espelho da personalidade e criatividade de uma pessoa. Os produtos mishmash começaram por ser experiências ou testes para validar uma ideia e confirmar ou refutar uma hipótese. A experimentação foi adotada como a estratégia principal para tornar/converter ideias em realidades viáveis.O livro/relatório de projeto que inclui alguns insights sobre a origem da marca, converteu-se no meio escolhido para descrever a experiência da criação da marca de material de escritório mishmash, tornando-se ele próprio um projeto e um guião para os designers que têm por intenção acrescentar valor à sua atividade criativa. Trata-se de um projeto puramente textual que pretende ser um contraste com o universo visual da marca, representado através da inserção de booklets intermédios. A realidade de muitos designers é criarem projetos por iniciativa própria, desenvolverem os seus produtos sem constrangimentos conceptuais ou materiais, promovendo uma dimensão ética e social do design. Desenvolver este tipo de projetos, tem sido a forma de os designers produzirem novos produtos e serviços, normalmente pensados de modo a participar numa economia alternativa. Paralelamente a esta oportunidade, junta-se o desejo de afetar de forma positiva a mudança social, cultural e económica através de um envolvimento guiado por um forte impulso de autoria em design. As colaborações entre designers gráficos que contribuem para uma cultura global através de projetos originais podem ditar as alterações do paradigma empreendedor em que vivemos.engDesign de AutorDesign de EmpreendedorDesign EmotivoVulnerabilidadeAutenticidadeBehind mishmash. A deep drive into a pathway wort walkingmaster thesis202734641