Loureiro, FernandaCharepe, Zaida2021-06-182021-06-182018Loureiro, F.; Charepe, Z. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise de conceito. Cadernos de Saúde, 2018, 10(1):23-29. DOI: 10.34632/cadernosdesaude.2018.67871647-0559http://hdl.handle.net/10400.26/36822This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Introdução: A avaliação da qualidade nos cuidados de saúde é uma realidade atual e, entre as várias dimensões da qualidade, a satisfação do paciente é um tema de especial relevância. Tem sido foco de investigação nas últimas duas décadas, com um aumento significativo a partir do ano 2000, o que se atribui ao papel ativo dos consumidores.Objetivo: analisar o conceito de satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital.Materiais e Métodos: realizada análise concetual segundo o método proposto por Walker e Avant, a par de revisão integrativa da literatura no período 2000 a 2015, com descritores “satisfação do paciente”, “enfermagem” e “cuidados de enfermagem” nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Database, MedicLatina e MEDLINE.Resultados: a amostra foi constituída por 19 estudos onde se identificaram antecedentes e consequências do conceito relativos aos pacientes e aos enfermeiros. Os atributos críticos do conceito categorizaram-se no domínio profissional, pessoal e ambiental. As consequências foram traduzidas em elevados e baixos níveis de satisfação.Conclusão: definiram-se as referências empíricas para os atributos essenciais do conceito satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital que se traduzem numa definição operacional.porSatisfação do pacienteHospitalizaçãoEnfermagemSatisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise de conceitoPatient satisfaction with nursing care in hospital: concept analysisjournal article10.34632/cadernosdesaude.2018.6787