Mourato, JoaquimSerafim, MiguelCachaço, Pedro Miguel Maroco2015-12-162015-12-162011-06http://hdl.handle.net/10400.26/10505O presente estudo visa avaliar, a eficácia e eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto Politécnico de Portalegre (certificado pela ISO9001:2008), percebida pelos seus cliente-alvo, nomeadamente, discentes, docentes e pessoal não docente. Esta percepção é muitas vezes descurada, tomando-se apenas em consideração a avaliação do sistema em si e não daqueles que interagem com ele diariamente, levando por consequente, a que nem sempre se atinjam os objectivos delineados. De modo a dar resposta a questão central que motivou este estudo, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre a temática da avaliação da performance e da qualidade, precedida de uma metodologia de estudo de caso, para o qual foram realizados diversos questionários aos cliente-alvo, permitindo assim recolher informações para posterior tratamento e interpretação. O principal resultado alcançado por este estudo demonstrou que, o Instituto Politécnico de Portalegre responde eficazmente e eficientemente às necessidades intrínsecas dos seus cliente-alvo.Porém, há pequenos aspectos que poderão ser melhorados (Gestão Qualidade Total), sendo para tal apresentadas algumas sugestões de melhoria a ter em consideração num futuro próximo.porAvaliação da PerformanceEficáciaEficiênciaQualidadeSistema de Gestão da QualidadeIPPAPLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA PERFORMANCEAVALIAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGREmaster thesis201432277