Oliveira, Luís2016-03-142016-03-142006http://hdl.handle.net/10400.26/12282Este trabalho insere-se numa conjuntura de forte contenção das despesas públicas que, de forma transversal, atinge toda a Administração Pública, obrigando a Defesa a uma gestão cada vez mais científica dos seus recursos. A partir dos conceitos básicos da logística, das suas principais funções e princípios, bem como da abordagem de alguns aspectos da doutrina logística da NATO analisou-se detalhadamente a evolução do sistema logístico da Força Aérea e dos vários modelos de organização que adoptou, por forma a detectar inadequações, ineficiências e redundâncias na sua estrutura organizacional. Constatou-se que diversas entidades públicas e privadas desenvolveram os seus mecanismos de aprovisionamento utilizando novos modelos de gestão e novas tecnologias de informação e comunicação, centralizando as compras e recorrendo a especialistas em negociação e contratação. Apresentou-se um modelo de aprovisionamento para a Força Aérea que assenta essencialmente na criação de um órgão único, na dependência directa do CLAFA, que centraliza todo o processo administrativo, que utilizará o SIG como plataforma tecnológica fundamental e que se designou por SCAFA. Por se entender que constitui uma verdadeira mais valia para todo o sistema logístico da Força Aérea, foi proposta a sua implementação.porLogísticaAprovisionamentoCentralizaçãoEconomia de EscalaFormaçãoTecnologiasEstruturas OrganizacionaisRacionalização do Sistema de Aprovisionamento na Força Aéreaother