Pereira, Ana PaulaRomana, Helena2022-06-252022-06-252022-02-09http://hdl.handle.net/10400.26/41193O presente trabalho foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, para a obtenção do grau de mestre. Aborda o tema a utilização de recursos digitais em contexto de pandemia e de implementação de um modelo de Ensino Remoto de Emergência, bem como a sua contribuição para a aquisição de aprendizagens significativas, na perspetiva dos docentes. Os principais objetivos que orientaram e nortearam este estudo foram verificar se a implementação de um Ensino Remoto de Emergência, em que as atividades decorreram num espaço virtual, foi potenciador da criação e utilização de recursos digitais e ainda identificar se a utilização desses mesmos recursos foram potenciadores de aprendizagens significativas, no entendimento dos docentes. Todo este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, com base em entrevistas realizadas a oito docentes do primeiro ciclo do ensino básico de três escolas de um agrupamento da Península de Setúbal, às quais se seguiu análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. As conclusões retiradas a partir da análise dos resultados obtidos apontam para a presença irreversível dos recursos digitais nas salas de aulas presenciais, combinando práticas de ensino mais tradicionais com outras mais inovadoras, flexíveis, interativas e potenciadoras de autonomia e aquisição de saberes significativos, passíveis de serem aplicados em situações novas.porRecursos digitaisEnsino remoto de emergênciaAprendizagens significativasA utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergênciamaster thesis203026543