Rui Miguel dos Reis Mendes Mirra2020-02-012020-02-012018-01-31http://hdl.handle.net/10400.26/31172O presente estudo pretende fazer uma abordagem às qualidades únicas que o trompete barroco apresenta e lhe conferem um tremendo potencial pedagógico numa práctica simultânea com o trompete moderno. Os possíveis benefícios desta prática concomitante incluem o aumento da estabilidade da embocadura, eficiência e resistência, a eliminação de alguns maus hábitos já enraizados, uma base mais forte e uma melhor compreensão do desempenho da música deste período. A plausibilidade desses ganhos pedagógicos será evidenciada pela literatura pedagógica moderna e barroca, pelos princípios científicos por detrás dos dois tipos de trompete e pela experiência da rede de especialistas a abordar que demonstram altos níveis de proficiência em ambos os instrumentos.porTrompetePedagogiaPeríodo Barroco.A Introdução do Trompete Barroco no PlanoCurricular como Ferramenta Pedagógicamaster thesis202399060