Pedro , José Joaquim Costa Branco OliveiraFirmo , João Pedro Lage da CostaAlmeida, Daniel Teixeira Fernandes Dias de2025-11-182025-11-182023-10-22http://hdl.handle.net/10400.26/59842O Betão é um dos materiais mais utilizados na indústria da construção. Pode combinar-se com outros materiais (como o aço) para compensar algumas das suas características menos vantajosas, como a sua reduzia resistência à tração e o comportamento pouco dúctil. Nas últimas décadas, tem se assistido ao desenvolvimento de bentões com incorporação de diferentes tipos de fibras, melhorando algumas dessas desvantagens e possibilitando a redução ou eliminação das armaduras convencionais. Neste contexto, apresenta-se nesta dissertação um estudo experimental para avaliar a possibilidade de utilizar pré lajes constituídas por Betão com adição de fibras sintéticas como cofragens perdidas para a Betonagem da laje de tabuleiro de uma ponte a construir em ambiente marítimo. Primeiramente determinaram-se as propriedades mecânicas de Betão simples (como referência) e de Betão com duas dosagens de fibras de poliolefinas (6 kg/m3 e 10 kg/m3). De seguida, foram realizados ensaios de flexão em pré lajes constituídas pelos 3 tipos de Betão com dimensões 100 × 50 × 5 cm3 definidos a partir do caso de estudo, sujeitas a diferentes tipos de carregamento e condições de apoio, que, além de tentarem simular aproximadamente as ações a que serão sujeitas no caso de estudo, pretenderam simular outras possíveis aplicações. Os resultados obtidos nos ensaios mostraram um aumento da carga máxima e da resistência residual pós fissuração com o aumento da dosagem de fibras. Observou-se ainda que nas pé lajes de Betão com fibras foi possível atingir níveis de ductilidade consideráveis. Finalmente, concluiu-se que as pré lajes estudadas apresentam uma resistência suficiente para suportar as ações impostas durante a fase de Betonagem da laje do tabuleiro da ponte.porAvaliação do comportamento estrutural de pré-lajes de betão com fibras sintéticasmaster thesis203658930