Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-Cunha, Mariana Chagas da2024-05-232024-05-232024http://hdl.handle.net/10400.26/50903O presente Relatório Final incide no trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico em Educação Pré-Escolar, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, no ano letivo de 2020/2021. Este documento encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados durante as práticas supervisionadas, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo de Ensino Básico, e uma breve descrição dos respetivos contextos. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado no contexto de estágio em Educação Pré-Escolar, tendo como problema de investigação: de que modo se pode promover aprendizagens matemáticas e desenvolver simultaneamente a educação rodoviária, na Educação Pré-Escolar, através de um cenário de aprendizagem envolvendo a robótica educativa? Foi implementado uma sequência didática de cinco sessões que integra um cenário de aprendizagem, em contexto de Educação Pré-Escolar, num grupo envolvendo 25 crianças. Na Componente Reflexiva, são apresentadas reflexões críticas sobre os estágios pedagógicos realizados, em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo de Ensino Básico, respetivamente, focando-se estas nas aprendizagens desenvolvidas pela Estagiária, nas dificuldades sentidas e em aspetos pertinentes para o desenvolvimento de uma futura profissional na área da Educação. Nesta parte do Relatório Final, é ainda apresentada uma reflexão sobre a importância dos estágios pedagógicos ao longo da formação inicial de educadores e professores.porEducação Pré-EscolarMatemáticaEducação RodoviáriaCenário de AprendizagemRobótica EducativaAprendizagens matemáticas num contexto envolvendo a educação rodoviária e a robótica educativa: um cenário de aprendizagem em educação pré-escolarmaster thesis203596358