Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-Ferreira, Shirlei Costa Figueiredo2022-03-072022-03-072022http://hdl.handle.net/10400.26/39615Este projeto de investigação-ação pretendeu analisar e avaliar as competências da leitura e da escrita num adolescente com Trissomia 21 e baixa visão, no sentido de promover e melhorar a sua capacidade de leitura e promover a sua funcionalidade e autonomia. Para o efeito, desenhou-se uma intervenção centrada no adolescente, que se desenvolveu ao longo de 22 sessões, umas presencias, outras on-line, fruto das contingências associadas à Pandemia de COVID- 19. A intervenção baseou-se na metodologia da Psicogénese, leitura de recursos diversos e criação de narrativas baseadas na escrita criativa/afetiva. No presente projeto, a intervenção tomou como ponto de partida a família e as suas preocupações, e a partir daí traçou-se um planeamento com estratégias alcançáveis dentro da metodologia da psicogénese (Ferreiro, 2007). À medida que a intervenção progrediu, constatou-se a melhoria da autoestima, estimulando-se o gosto por aprender do aluno e podemos referir que o aluno, no final da intervenção, alcançou os objetivos propostos que foram: i) reconhecer o alfabeto e as formas das letras de máquina minúsculas e maiúsculas; ii) codificar e descodificar palavras e textos com letras de máquina minúscula e maiúscula, assim como iii) fazer composições de forma autónoma.porLeituraEscritaTrissomia 21PsicogéneseDesenvolvimento das competências da leitura e da escrita num adolescente com trissomia 21master thesis202945944