Castelão, Maria Paula Lopes2011-10-262011-10-2619990870-757Xhttp://hdl.handle.net/10400.26/1519Este artigo analisa uma situação de mudança institucional induzida pela entrada de mulheres numa instituição tradicionalmente masculina - a Academia Militar do Exército. Com base em resultados de pesquisas no âmbito da identidade social tentámos perceber até que ponto as representações e estratégias de identidade utilizadas pelos cadetes masculinos e femininos são marcadas por relações assimétricas e quais as suas implicações no processo de adaptação à instituição militar. Os resultados evidenciam uma dinâmica conflitual a acompanhar a construção da identidade das cadetes mulheres bem como maiores dificuldades de adaptação. Mas, se a entrada na Academia é acompanhada por um processo de desvalorização da identidade, no caso das raparigas, também incita à aprendizagem de novas formas de estar nesta instituição, que nos permitem questionar o papel das "minorias" nos processos de mudança social.porSociologia militarEnsino superior militarExércitoMulherPortugalHomens e Mulheres em Armas – Duas Dinâmicas de Identidade?journal article