Pessôa, ClarisseOliveira, Ângelo Rodrigo Santos2024-11-042024-11-042024-10-29http://hdl.handle.net/10400.26/52701Este estudo analisa o uso da realidade virtual no marketing turístico, com foco na melhoria da experiência dos visitantes, através de uma investigação empírica sobre a exposição "Living van Gogh", apresentada na Alfândega do Porto. A metodologia adotada foi o Estudo de Caso, realizado através de uma análise de conteúdos e um inquérito por questionário online, com uma amostra de 245 participantes. O objetivo foi avaliar a eficácia da realidade virtual como ferramenta estratégica de marketing no turismo, visando o enriquecimento da experiência dos visitantes. Os resultados indicam uma elevada satisfação por parte dos visitantes relativamente à exposição e à cidade do Porto. Percebe-se também que as expectativas sobre a exposição vão de encontro à realidade, o que nos indica que a promoção online da mesma é realista e satisfatória, embora possa ser mais estratégica Este estudo é pioneiro ao explorar a interligação entre a realidade virtual, as experiências imersivas em museus e a sua influência no marketing turístico de um destino, tendo por base a perspetiva do visitante.porRealidade virtual (RV)e-tourismMarketing turísticoMarca destinoExperiência do visitanteTurismo em museusUso da realidade virtual no marketing turístico para melhorar a experiência dos visitantes: um caso de estudo da exposição Living Van Goghmaster thesis203717139