Figueira, SofiaFerreira, Filipa Alexandra Augusto2022-09-192022-09-192022-07http://hdl.handle.net/10400.26/41830O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Relativamente à metodologia a presente investigação insere-se na abordagem qualitativa, no paradigma interpretativo e rege-se pela investigação-ação. Como principais dispositivos de recolha de informação utilizei a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e análise documental. A problemática em estudo é transversal aos dois contextos educativos em que realizei os estágios, creche e jardim de infância. Este relatório tem como título: “A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças” e como questão de investigação: “Como é que o educador de infância pode organizar o momento de almoço de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para responder à questão de partida realizei várias observações e fiz algumas intervenções para potenciar o momento da hora do almoço. Após a recolha e reflexão de toda a informação foi possível compreender a importância da rotina, de uma forma geral e do momento da hora do almoço em particular, em contextos de educação de infância e como o educador é o principal responsável para que este momento seja um momento que proporcione autonomia e a participação das crianças. O presente relatório descreve, de uma forma detalhada, o percurso percorrido ao longo da investigação, mostrando e refletindo sobre as situações observadas e vivenciadas nos contextos educativos.This report was developed in the scope of the Master's degree in Pre-School Education, in Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Relative to the methodology, this investigation is included in the qualitative approach, in the paradigm interpretative and carried out as an action-research. As primary data collecting devices, I used participant observations, field notes, photographic records and documental analyses. The case of study transversed the two educational contexts in which I performed the internships, nursery and kindergarten. This report has the title: "The routine in childhood education: An addition to the autonomy and participation of the children" and the research question: "How can the childhood educator coordinate the moment of lunch to promote the autonomy and participation of the children?". To answer the starting question, I performed various observations and made some interventions to potentiate the moment of lunchtime. After collecting and analyzing all the data, it was possible to understand the importance of the routine, in general and lunchtime in particular, in childhood educational contexts and how the educator is the principal responsible so that this moment provides autonomy and participation of the children. This report describes the route traveled in the investigation, showing and reflecting on observed and experienced situations in educational contexts.porRotinasAlmoçoAutonomiaParticipaçãoEducador de InfânciaRoutinesLunchAutonomyParticipationChildhood EducatorA rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das criançasmaster thesis203059034