de Sousa, Maria do RosárioFelgueiras, Manuel2016-12-052016-12-052016-07http://hdl.handle.net/10400.26/16575O Projeto Educativo que se apresenta, subordinada ao tema, A Canção Tradicional Portuguesa no Ensino do Canto, em Escolas e Conservatórios de Música tem como princípios orientadores dar a conhecer a importância que se deverá atribuir à valorização do património musical português. Nos contextos do Ensino do Canto, através de práticas pedagógicas e didácticas, esta aprendizagem deverá intensificar-se no sentido do conhecimento e da assimilação de canções tradicionais, em escolas e conservatórios de música. Apresentado nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa, pretende-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, nomeadamente, Adolfo Coelho (1847-1919); José Leite de Vasconcelos (1858-1941); António A Rocha Peixoto (1868-1909); Francisco Lacerda (1869-1934); Luís de Freitas Branco (1890-1995); Jorge Dias (1907-1973); de Canções Populares Portuguesas (1944; 1948), respectivamente, como Álbuns de Música Portuguesa – Volume I e Volume II - Edições do Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional; Zöltan Kodály (1946); Saguer, (1969); Ranita Nazaré (1979, 1984,1986); Lopes-Graça (1981); Michel Giacometti e Lopes-Graça (1991); Miller (1996; 2011); Torres (1998; 2015), José Bettencourt da Câmara (2001); Sousa (2002; 2008; 2010; 2012; 2015), entre muitos outros, fundamentam este estudo. Ao longo da Metodologia Empírica sustentada por um modelo de investigação científica de análise qualitativa (Coutinho, 2013) e (Sousa, 2015), foi escolhido, como instrumento de recolha de dados, o Inquérito por questionário (Carmo e Ferreira 1998). A Amostra foi constituída por um grupo de dezanove sujeitos, provenientes dos mais diversos níveis de ensino, sendo alguns deles estudantes e professores de música, na sua maioria, portadores de níveis culturais elevados. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma categorização abrangente, foi-nos possível perceber os resultados obtidos. Os indicadores são reveladores da grande importância que se deverá atribuir ao Ensino das Canções Tradicionais Portuguesas, enquanto transmissoras do riquíssimo, e, normalmente, desconhecido património artístico, musical e cultural português. Constituem, portanto, elementos essenciais no Ensino do Canto, tanto nos contextos de uma educação global, como nos contextos da educação específica, em escolas, e conservatórios de música portugueses. De salientar a importante contribuição que deveria ser dada a estas canções, através dos órgãos de comunicação social, que não só não as valorizam, como confundem estas vertentes do nosso património musical com outras canções ditas comerciais. Salientamos também a necessidade da sensibilização dos professores, dos diversos níveis de ensino para estas dimensões, junto de crianças, jovens e adultos. Com este estudo, julgamos ter contribuído para uma melhor perceção das interações que se estabelecem do ponto de vista metodológico, cultural musical e artístico, no âmbito de uma pedagogia e de uma didáctica do Ensino do Canto, nos contextos das Canções e do Património Cultural Português.porcantoensinocanções tradicionais portuguesasescolasA canção tradicional Portuguesa no ensino do canto em escolas e conservatórios de músicamaster thesis201549387