Figueiroa, AlcinaDuarte, Ana Catarina2018-05-112018-05-112017-12-21http://hdl.handle.net/10400.26/22865A temática deste Relatório Final “O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das ciências no 1º ciclo” relativo ao curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico, surge de forma a colmatar as dificuldades e o desinteresse encontrados na turma em estudo, na área das ciências. O jogo didático, surge assim como estratégia motivacional para despertar o interesse e a vontade de aprender. Sendo a área das ciências fundamental para que se desenvolvam crianças conhecedoras do mundo à sua volta, o ensino destas não deve ser um momento transmissor de saberes, mas sim construtor de saberes, em que o aluno é o próprio a construir o seu conhecimento (Carneiro, 2013). Para isso foi experienciada a implementação do jogo didático como recurso de motivação e aprendizagem/consolidação das ciências numa sala de aula, com a turma do 3º C da Escola Básica Quinta do Campo em Corroios. O método de investigação ao qual se recorreu foi um estudo de caso, tendo uma amostra de 26 alunos da referida turma. Utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, recorrendo a dois inquéritos por questionário, grelhas de observação e análise documental, como recolha de dados. Os resultados obtidos denunciaram que todas as crianças gostam de jogos e que a sua realização motivou-os e obtiveram melhores resultados. Desta forma, foi possível concluir que a promoção de aprendizagens, foi facilitada e que os alunos se sentiram motivados, tendo sido ultrapassadas diversas dificuldades e desenvolvendo o gosto pela área das ciências.porCiênciasJogo didáticoMotivaçãoPromoção das aprendizagensO jogo como recurso de motivação e aprendizagem das ciências no 1.º ciclomaster thesis201905965