Rosa, Carlos AlvesMaciel, Carolina Coimbra2019-01-312019-01-312018-11http://hdl.handle.net/10400.26/26003A presente dissertação tem como objetivo fazer uma análise de forma a caracterizar os turistas e visitantes da cidade de Viana do Castelo, esboçando um perfil dos mesmos, bem como os aspetos mais relevantes e importantes para a sua satisfação e qualidade de vida em Viana do Castelo. Quer-se também, com este projeto, criar um Monitor do Diálogo ‘Always On’ do Turismo de Viana do Castelo, que surge com a propagação das tecnologias de informação e comunicação. Depois da contextualização onde é analisado o Turismo em Portugal e em Viana do Castelo, estudados os conceitos Place Marketing e Branding, bem como o processo de desenvolvimento de uma marca-cidade, passando pela possibilidade de uma cidade ser uma Smart City e terminando com a análise do modelo “Just-in-Time Knowledge Brand Model” e de que forma ele pode ser aplicado na cidade, apresenta-se uma investigação composta por duas fases: exploratória e confirmatória; onde são conhecidos os fatores de maior agrado e desagrado para o turista. Após este estudo, analisam-se os dados conseguidos e apresentam-se as conclusões do mesmo.The present dissertation aims to make an analysis in order to characterize the tourists and visitors of the city of Viana do Castelo, outlining a profile of them, as well as the most relevant and importante aspects for their satisfaction and quality of life in Viana do Castelo. With this project, we also want to create a Monitor of the Dialogue ‘Always On’ of Viana do Castelo Tourism, which comes with the spread of information and communication technologies. After the contextualization where the Tourism in Portugal and Viana do Castelo are analyzed, the concepts of Place Marketing and Branding were studied, as well as the process of developing a brand-city, through the possibility of a city beign a Smart City and ending the analysis of the “Just-in-Time Knowledge Brand Model” and how it can be applied in the city, an investigation in made up of two phases: exploratory and confirmatory; where the factors of greater pleasure and displeasure for the tourist are known. After this study, the data obtained are analyzed and the conclusions of the study are presented.porPlace marketingBrandingMarca-CidadeQualidade e satisfação da experiênciaSmart citiesWord-of-MouthJust-in-timeCo-criaçãoTurismoViana do CasteloConstrução da marca turística da cidade de Viana do Castelo, segundo o just-in-time knowledge brand modelmaster thesis202163083