Nogueira, MafaldaBonifácio, Daniela Marques2019-09-232019-09-232019-09-16http://hdl.handle.net/10400.26/29810Como resultado do aumento dos impactos ambientais gerados pela indústria da moda e, com a crescente preocupação ambiental, surge o aparecimento de opções verdes de vestuário e/ou calçado. Contudo, verifica-se que se trata de um mercado, ainda, com pouca expressão. Neste sentido, a presente investigação, tem o intuito de averiguar se a falta de informação e o acesso limitado atuam como barreiras para a intenção de compra destes produtos. Paralelamente, constata-se também, o aumento contínuo das compras online de vestuário e/ou calçado, pelo que, se pretende verificar se a existente intenção de compra de vestuário e/ou calçado verdes se relaciona com a intenção de compra de vestuário e/ou calçado verdes através de lojas online. Como ambição, almeja-se identificar evidências que permitam enaltecer informações chave quanto à realidade de marketing diretamente associada à promoção e distribuição deste tipo de produtos, tanto em termos académicos como em termos empresariais. Como tal, realizou-se um inquérito distribuído no contexto online com recurso a uma amostragem por conveniência de participantes residentes em países europeus. Excetuando a falta de informação, os resultados evidenciam que, existem correlações positivas entre as dimensões em estudo que explicam a intenção de compra deste tipo de produtos tanto, através de lojas físicas como de lojas online. Existem, também, diferenças estatisticamente significativas entre os participantes que já compraram vestuário e/ou calçado online e os que nunca compraram por esta via, quanto à sua intenção de compra de vestuário e/ou calçado verdes através de lojas online. Esta investigação tem real interesse para a tomada de decisão estratégica das empresas de vestuário e de calçado que ambicionam a competitividade.porVestuário e/ou calçado verdesPreocupação ambientalFalta de informaçãoAcesso limitadoIntenção de compraLojas onlinePaís residênciaFatores que influenciam a intenção de compra de vestuário e/ou calçado verdes: uma perspetiva europeia sobre a intenção de compra online versus offlinemaster thesis202284379